Cinco tipos de alimentos que não devem faltar em uma dieta saudável

O verão é tempo de dietas para muitas pessoas que querem perder os quilos extras que ganharam ao longo do inverno. Todas as dietas não são adequadas ou adequadas para manter uma boa saúde, e assim o temos visto em inúmeros post. A base de uma dieta correta é comer de tudo em sua justa medida e da forma mais saudável possível. Por isso, nesta ocasião, queremos ressaltar cinto tipos de alimentos que não devem faltar em qualquer dieta saudável.

Nosso corpo necessita de uma série de nutrientes para funcionar correctamente e, portanto, nosso dever é dar a eles da melhor forma possível. Em muitas dietas que seguem esse aporte de nutrientes é escasso. Isso representa um perigo na hora de manter os níveis corretos no organismo e o bom funcionamento do mesmo, por isso é necessário que tenhamos um guia de alimentos que não devemos deixar de lado.

Frutas

A fruta é uma importante fonte de vitaminas e minerais. Trata-Se de um alimento que não contém gorduras, e que nos ajuda a manter um bom funcionamento celular. Por isso é necessária a sua ingestão diária, já que ajuda a nos proteger das agressões externas que sofrem as células e que são as responsáveis pelo envelhecimento precoce das mesmas. É verdade que, além disso, a fruta contém hidratos de carbono, pelo que não há que abusar delas, e devem ser consumidas sempre durante a madrugada, porque é o momento em que o metabolismo trabalhe mais rápido e tem mais facilidade de consumir o excesso de glicose.

Legumes

Assim como a fruta contêm grandes quantidades de vitaminas e minerais, o que torna este grupo de alimentos em um imprescindível diária em qualquer dieta saudável. Os legumes não nos dão nem gordura e ajudam a manter um bom funcionamento do organismo. Este tipo de alimento pode ser consumido a qualquer hora, só que temos que saber como prepará-lo para evitar adicionar gordura. Por isso comê-lo no vapor, assadas ou cruas é a melhor opção. Não devemos esquecer o aporte de fibra que nos oferecem e que nos ajudará a manter o nosso organismo puro e livre de toxinas.

Peixe

O peixe é uma das melhores fontes de proteínas que temos à nossa disposição. O peixe nos oferece proteínas de alto valor biológico e facilmente assimiláveis pelo organismo. Este nutriente é necessário para manter os músculos e tecidos em perfeito estado. Mas não só o peixe nos dá este nutriente, mas há que destacar a sua contribuição mineral e seu baixo aporte calórico. Junto a isso, o peixe contém ácidos graxos necessários e imprescindíveis para o organismo, como o omega-3 , que nos ajudará a ter uma boa saúde cardíaca.

Cereais

Os cereais são a base da dieta de todo ser humano, já que nos fornecem hidratos de carbono, é o combustível que as nossas células precisam para fazer com que o organismo funcione corretamente. É necessário que diariamente lhe demos o aporte de hidratos de carbono que requer, o que vai depender do estilo de vida que temos e a atividade física que realizarmos. Todos os cereais também nos dão vitaminas do grupo B, necessárias para o correto funcionamento do organismo. Um ponto a ter em conta é saber escolher o tipo de cereal que vamos levar à boca, e é o que deve ser integral para que o organismo aproveite da melhor forma e evitar as subidas bruscas de glicose, que é o que nos gera gordura e aumento de volume corporal. Deixar de lado as farinhas refinadas é o primeiro passo.

Infusões

As infusões não são consideradas por muitos como um alimento, mas, na realidade, nos dão mais do que pensamos, e é que, na sua composição trazem grandes quantidades de antioxidantes, além de outra série de substâncias e princípios ativos que nos ajudarão na hora de conseguir um correto funcionamento do corpo. As infusões costumam ser um complemento da dieta, por isso, se queremos estar bem alimentado, não devemos esquecê-los em nosso cardápio diário, pois nos ajudam a digerir e assimilar muito melhor os alimentos, assim como a acelerar o metabolismo, ou conseguir uma perfeita depuração do mesmo.

Imagem | Inspired RD

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