Dez dicas para manter a motivação e não abandonar o treino

A motivação é uma arma essencial para combater o sedentarismo, pois, como qualquer atividade, se exercermos sem justa causa e nos é desagradável, será abandonada.

Encontrar um motivo é o que nos permite ver as coisas com outros olhos. Ou seja, se conseguimos estar motivados para exercitarmos diariamente, é provável que a atividade nos gratifique, nos de prazer e vontade de continuá-lo.

Dicas para Não abandonar o treino

Grande parte das pessoas que saem do seu treino é por tédio ou porque não encontram o incentivo necessário, por isso, lhe daremos 10 dicas que te ajudará a manter a motivação e não cair no sedentarismo.

As 10 Melhores Dicas para Não Desanimar

1. Realize um diagnóstico de si mesmo: consiste em avaliar os nossos hábitos, nosso corpo e seu funcionamento. Se olharmos com necessidade de melhorar a aptidão física e modificar certos hábitos, tais como a inatividade física, daremos o primeiro passo para não abandonar o treino.

2. Estabeleça objetivos reais: muitos são os que terminam longas horas no ginásio, com o objetivo de perder 3 quilos de peso corporal em um dia. Pois não sejamos irrealistas, é impossível! e ante a impossibilidade de alcançar os nossos fins, nos desilusionamos e desejamos nos afastar da atividade. No entanto, com paciência e consistência no treino se podem conseguir grandes mudanças positivas, não só sobre o nosso corpo, mas também, sobre o resto de nossos hábitos e o funcionamento mental.

3. Conheça e capacítese: saber quais são os mais variados e múltiplos benefícios da atividade física para a saúde é um grande recurso para querer fazê-lo e não desperdiçar as suas vantagens.

4. Não ao overtraining: treinar mais do que nosso corpo resiste é um desmotivador potente, já que a única coisa que vai conseguir é que o corpo se render antes de tempo, sentindo fadiga e cansaço que não quer voltar a experimentar. Por isso, a nossa rotina de exercícios deve ser de acordo com a nossa forma física e necessidade. Não se esqueça de consultar com um treinador profissional.

5. Registre os progressos: uma vez que começamos a encontrar o gosto bom o treinamento, é necessário ver os nossos avanços e melhorias, por isso, sempre é um grande incentivador manter um registo dos nossos progressos. Por exemplo: antes corria 2km e agora 5km; antes, tinha 30% de gordura e agora 27%.

6. Divirta-se nos treinos: se você precisa de um toque de humor para não se cansar, pois você deverá encontrá-lo. Escolha a atividade que mais prazer lhe gere e o ritmo que mais lhe motive a seguir realizándolo. Cada atividade produz um efeito diferente, de acordo com os gostos e preferências do indivíduo, por isso, só deve testar e, em seguida, selecionar.

7. Aplique uma variedade: não é necessário sempre realizar a mesma atividade, já que a rotina costuma cansarnos e termina por aburrirnos. O aconselhável é que você escolha sua atividade preferida, mas alternes desta com outras classes de academias, esportes ou atividades diferentes. Assim, não só vai trabalhar de forma diferente e obterá resultados diferentes, mas que a inovação irá mantê-lo motivado.

8. Dispositivos de ajuda: o pedômetro ou outros dispositivos que venham a prática esportiva podem produzir um efeito psicológico muito estimulante e motivador. É dizer, se olharmos para a quantidade de passos com as tiras e as calorias queimadas, seremos mais do que satisfeitos com o realizado e com vontade de autosuperarnos no dia seguinte.

9. Socialize no seu exercício: somos muitos os que gostamos de fazer atividade física na empresa e a realidade é que fazer exercícios junto a outras pessoas é um grande recurso para combater o tédio e, também, não perder a possibilidade de colher amizades e solidificarlas.

10. Visualize sua meta alcançada: experimentar antecipadamente as emoções e sentimentos do momento em que alcançarmos o objetivo proposto, será um grande motivador para ajudar a alcançá-los. Os objetivos podem variar de uma pessoa para outra, mas todos têm igual importância para continuar treinando, sem cair no sedentarismo e prejudicar nossa saúde.

Claro, todos nós podemos ter motivos diferentes que nos incentivam a exercitarmos com regularidade, mas saber quais são os aspectos que podem manter essa motivação, vai ajudar a potenciar os resultados positivos que proporciona o exercício físico.

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